Durante este tempo que venho dando aulas de guitarra e violão, pude perceber que a maioria dos alunos vem com um único e exclusivo objetivo: Aprender rápido pra tocar mais rápido ainda. Durante todo o seu aprendizado o aluno acaba não entendendo que é importante ter em mente, alguns pontos mais relevantes que a velocidade em si.
Tocar rápido é muito importante, pois sabendo usar a música a seu favor a velocidade lhe auxilia na criação e execução de idéias. Porém a velocidade sem a musicalidade e o conhecimento teórico musical não passa de uma tecnorragia, ou uma hemorragia de frases rápidas que não levam ninguém a lugar nenhum e não convence nenhum ouvinte mais atento.
Portanto, pense bem. Quando tiver estudando, exercícios e músicas antes de pensar no andamento, pense no relaxamento muscular, na limpeza do som, no timbre, na musicalidade, pegada e no conhecimento teórico aplicado a prática. Afinal, B.B. King nunca precisou fritar dezenas de notas por segundo pra fazer sua música e ser reconhecido por ela!!